Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/plugins/system/piwik/piwik.php on line 71
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Associação dos Geógrafos Brasileiros
Página Principal

Como criar uma Seção Local?

Procedimentos


Conforme reza o nosso Estatuto, no Art 1º Parágrafo único - A AGB contará com Seções Locais que terão por finalidade congregar os associados de um mesmo município ou conjunto de municípios.

Podendo ser associados, conforme o Art. 4°- pessoas interessadas no ensino, pesquisa e aplicação da Geografia, bem como entidades cujas finalidades identifiquem-se, no todo ou em parte com os objetivos da associação.
PARA A FORMAÇÃO de uma seção local é FUNDAMENTAL:

1.Observar que a intenção para a formação de uma seção deve ser uma proposta de um Grupo (um Coletivo) e não individual.

2.Ser consciente que 10 pessoas formam o quorum mínimo para a formação de uma local.

3.Formar um Grupo – Pró-AGB (antes da formação o Grupo deverá ter na sua composição no mínimo a intenção de 10 associações.

4.Formar uma comissão (Grupo Pró-AGB) para elaborar um Estatuto para a Local, esse estatuto deve respeitar o que reza o estatuto da Nacional (podendo ser este acessado na página: www.agb.org.br) .

5.Acumular discussões do que é a AGB, via artigos, palestras, e se possível convites de palestrantes com histórico da AGB.

6.Após elaboração do Estatuto o Grupo Pró-AGB deverá convocar uma Assembléia para fins específicos (Assembléia Extraordinária) para discutirem, aprovarem o referente Estatuto, indicação de associações, valor da anuidade e eleição de uma diretoria provisória (conforme disposição estatutária).
Segundo o art. 48 do nosso Estatuto - As Seções Locais deverão enviar à Tesouraria Nacional, trimestralmente, o total correspondente à alíquota mínima de 20% das anuidades por elas recebidas, acompanhado de um demonstrativo contábil sumário, sem prejuízo das prestações de contas anuais.

7.Observar que conforme o art. 6º a anuidade do associado deverá ser aprovada em Assembléia Geral Local (podendo ser definida nesta primeira assembléia).

LEMBRANDO QUE:
Art. 5° - Cada associado será admitido e demitido mediante apresentação de proposta formal do interessado, submetido à aprovação da Diretoria e Assembléia Geral da Seção Local do município em que reside ou mais próximo de sua residência.

8.Conduzir o processo eleitoral, onde a eleição poderá ser feita por inscrição de chapa(s).

9.Deixar explícito que para a inscrição de chapa, seus componentes devem apresentar para aprovação de inscrição uma carta de intenções de gestão.

10.Esta carta deverá ser lida em Assembléia antes do pleito eleitoral para aprovação, ou alterações.

11.Após Assembléia a chapa vencedora, deverá automaticamente enviar solicitação para a AGB/Nacional – Diretoria Executiva Nacional, de aprovação da diretoria transitória e relação de intenção de associados (mínimo de 10 associados).
Conforme reza nosso Estatuto:

12.Art. 45 - As Seções Locais poderão organizar-se mediante requerimento de, pelo menos 10 (dez) associados, à Diretoria Executiva Nacional, ouvidas as Reuniões de Gestão Coletiva, a Comissão Diretora e a Assembléia Geral Nacional, conforme o artigo 19, inciso VII, combinado com o artigo 26, inciso V.
Parágrafo 1° - O requerimento deverá ser acompanhado de informações a respeito das atividades profissionais dos signatários, bem como do projeto de Regulamento, de conformidade com este Estatuto, seguir-se-á a eleição da primeira Diretoria Executiva da Seção Local.

13.Cabendo a DEN após verificar se há atendimento do Estatuto, encaminhar a solicitação para a RGC imediata, onde esta deverá ou não reconhecer o pedido de criação.

14.Após reconhecimento ou não da diretoria transitória pela RGC, a DEN envia comunicado aos interessados. No caso de solicitação deferida, se faz necessário a imediata realização do processo eleitoral.

15.A Diretoria Transitória convocará eleições atendendo o artigo de nº 49 do nosso Estatuto: em que reza:
Art. 49 - Cada Seção Local será administrada por uma Diretoria Executiva, cujos membros serão eleitos mediante sufrágio direto por Assembléia Geral da Seção Local.
Parágrafo único - São membros da Diretoria Executiva da Seção Local, no mínimo, Diretor, Vice-Diretor, 1°e 2° Secretário e 1° e 2° Tesoureiro.
É ainda importante observar que:

16.Após eleição a Diretoria eleita deverá registrar o Estatuto e a Ata de Posse em Cartório, como também deverá providenciar seu CNPJ.

17.Imediatamente a eleição, a Diretoria solicita da DEN o Boleto de inscrição de associados e solicita o seu registro na página da Nacional.

LEMBRANDO QUE:
Conforme o art. 5º Parágrafo único - Desde que aprovada a proposta, o candidato passará a figurar automaticamente no quadro social da entidade, devendo o Secretário da Seção Local cientificar à secretaria Nacional da AGB a admissão do novo associado.

História da AGB

Docs / SupportAqui você pode encontrar um pouco mais sobre a história da AGB e sua ata de fundação.

Leia mais...

Legislação / Estatuto

Docs / SupportVeja aqui a legislação que regulamenta a profissão de geógrafo, o estatuto da AGB e como criar uma Seção Local da AGB.

Leia mais...

Contato

icon-contatoAqui você pode verificar os meios para entrar em contato com a AGB.

Saiba mais aqui...

Free business joomla templates